UNIVAC – O primeiro computador comercial
O UNIVAC (UNIVersal Automatic Computer) foi o primeiro computador construído fora das universidades com um propósito comercial.Foi projectado por J. Presper Eckert e John Mauchly em 1951, na empresa Eckert-Mauchly Computer Corporation.
O UNIVAC era composto por mais de 5000 válvulas. Apesar de ser menor do que outros computadores contemporâneos pesava 13 toneladas e consumia 125 kW. Fazia cerca 1905 operações por segundo, com um clock de 2,25 MHz. O sistema completo ocupava mais de 35 m² de espaço.
A sua memória de mil palavras era armazenada num dispositivo chamado delay line memory, construído com mercúrio e cristais piezoeléctricos.
A entrada e saída de informações eram realizadas por uma fita metálica de 1/2 polegada de largura e 400 m de comprimento. Normalmente acompanhados de um dispositivo impressor chamado Uniprinter.
O primeiro UNIVAC a ser produzido foi vendido ao Serviço de Recenseamento do Estados Unidos. Apesar de ter sido entregue a 31 de Março de 1951 só entrou em funcionamento a 14 de Junho de 1951. Assim, foi o segundo UNIVAC a ser vendido, desta vez ao Pentágono, o primeiro a ficar operacional.
No total foram produzidos 46 unidades do UNIVAC.