ENIAC – O primeiro computador electrónico

Electronic Numerical Integrator and Computer (ENIAC) foi o primeiro computador electrónico a ser colocado em pleno funcionamento.

O ENIAC foi construído por uma equipa da Moore School da Universidade da Pensilvânia e entrou em funcionamento em fevereiro de 1946.

A equipa coordenada por Herman Goldstine contava com John Eckert, John Mauchly e, a partir de 7 de Agosto de 1944, com a colaboração de John von Neumann.

O ENIAC dispunha de 18.800 válvulas de 16 tipos diferentes, 6.000 comutadores, 10.000 condensadores, 1.500 relais, e 50.000 resistências. Ocupava 3 salas com um total de 72 metros quadrados, era refrigerado por dois ventiladores movidos por motores Chrysler de 12 CV e tinha uma massa de cerca de 30 toneladas.

O ENIAC era programado através de milhares de interruptores, podendo cada um deles assumir o valor 1 ou 0 consoante o interruptor estava ligado ou desligado.

Para o programar era necessário uma grande quantidade de pessoas que percorriam as longas filas de interruptores dando ao ENIAC as instruções necessárias para calcular.

Existia uma equipa de 80 mulheres na Universidade da Pensilvânia cuja função era calcular manualmente as equações diferenciais necessárias para os cálculos de balística. O exército chamava à função destas pessoas: computadores. Curiosamente, o termo deixou de estar associado às pessoas que operavam a máquina para dar nome à máquina propriamente dita, uma vez que de facto a máquina passou a realizar as contas que antes eram realizadas por essas pessoas.

Quando o ENIAC ficou pronto, seis mulheres foram escolhidas para testarem a nova máquina.

Fontes:

Museu Virtual de Informática

Wikipédia